quarta-feira, 4 de maio de 2011

Importância do Exercício no processo de Envelhecimento

          Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade. Mas para idosos, eles se multiplicam. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e força muscular necessárias para realização de tarefas comuns, como pegar um neto no colo ou ir ao supermercado. De forma geral, a atividade física pode trazer resposta muscular rápida e eficiente.
    Segundo pesquisas recentes, a expectativa média de vida vem sofrendo um acréscimo. Isto se dá devido à melhora da qualidade de vida, ou seja, um melhor equilíbrio e bem-estar entre o homem, a sociedade em que vive e as culturas existentes. Uma velhice tranqüila é o somatório de todas as variáveis que beneficiem o organismo, como por exemplo: exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, bom sono, etc. No entando, devemos sempre estar cientes de que o processo de envelhecimento é acompanhado por uma série de alterações fisiológicas ocorridas no organismo. 
          As principais mudanças decorrentes do envelhecimento são aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (dimunição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação e habilidade motora e da aptidão física. Com isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e assim ficam sujeitas a quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos.
          Em virtude desses aspectos, acredita-se que a participação do idoso em programas de exercício físico regular, poderá influenciar no processo de envelhecimento, com impacto sobre a qualidade e expectativa de vida, melhoria das funções orgânicas, garantia de maior independência pessoal e um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica.
          Outra vantagem importante de se praticar exercícios após os sessenta anos é a elevação da auto-estima e melhora da depressão, problemas freqüentes nesta idade. Os idosos que praticam esportes se sentem mais bonitos, capazes e independentes. Do ponto de vista psicológico a atividade física pode atuar como um catalizador de relacionamento interpessoal, produzindo agradável sensação de bem estar, estimulando a autoestima pela superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão.

         Exercício Físico é importante, ele adiciona vida aos seus anos. É como disse o grande Joseph Pilates: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” ...portanto...VAMOS NOS MEXER?


    Atividades Sugeridas - aeróbias de baixo impacto, como caminhada, natação, hidroginástica, dança, trabalhos resistidos como a ginástica localizada, musculação e trabalhos com alongamento buscando a manutenção da flexibilidade bem como a mobilidade e se possível em grupos.




      

3 comentários:

  1. Leu, gostei muito deste seu artigo! Muito bom mesmo! Fico feliz em saber que todos da turma estão seguindo uma carreira profissional de sucesso! Espero que este ano eu volte a atuar, estive resolvendo uns problemas de saúde na minha família, logo, logo, estarei de volta!

    ResponderExcluir
  2. Olaa...obrigada pelo comentario!!!Desculpa..+ qm é?esqueceu de assinar!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei,pois tenho de fazer um trabalho,é melhor do que as porcarias gerais que vejo na net e tá otimo

    ResponderExcluir