quarta-feira, 27 de abril de 2011

Profissional de Educação Física

Segundo a RESOLUÇÃO CONFEF nº 046/2002

Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

O Símbolo da Educação Física

Está baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Mirón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória"(...)
Míron representa o corpo em seu momento de máxima tensão; esse esforço, porém, não é refletido na face do atleta. Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão.
 
 
Entrevista com um profissional da área
 
Nome: Vanessa Araújo Campos
Idade: 27


1.Onde e quando você se formou?

Facvldade Maurício de Nassau (FMN) em 2009.2 - Graduada em Educação Física.

2.O que te levou a escolher esse curso? Como foi para você tomar essa decisão?

Na verdade nunca pensei em Educação Física, sempre pensei em ser Profª de Física (Licenciatura em Física pela UFPE), mas um convite inesperado para integrar a equipe de Karate da Facvldade Maurício de Nassau (FMN) ministrada pelo  Profº Lúcio Beltrão, me despertou o olhar em outro curso, já que na FMN não tinha o curso de Licenciatura em Física optei pela Educação Física, que mesmo saindo das minhas metas de vida, arrisquei. E confesso o preconceito tanto pelo curso como pela rede de ensino superior (particular). Mas hoje tenho conceitos e agradeço todos os dias pela Educação Física oportunizar na minha vida momentos inesquecíveis, com a mesma pude engrandecer minha performance de atleta e também como técnica da modalidade Karate.  

3.Como foi o começo na faculdade?

Fiquei com medo pois não tinha mera noção do mundo da Educação Física e do ambiente acadêmico, mas fui me adaptando e adorando, e mais uma vez ficou provado que os meus pensamentos negativos em relação a mesma e ao mesmo não tinham cabimento. Agora amo o ambiente acadêmico e minha profissão, e não viveria sem. E segredo: a minha nova meta é ser professora acadêmica, e para isto já estou na especialização da Universidade Gama Filho. E não vou parar, assim como meus/minhas grandes mestres(as) da graduação, eles(as) são meu Discóbolo de Míron. Neles(as) busco força e inspiração, medito e lembro dos eternos e humildes conselhos.

4.Fez algum estágio?

Sim. Natação, Musculação, Capoeira, Judô, Karate (Projeto Escola Aberta) e na Seleção Pernambucana de Karate Oficial, onde hoje sou técnica junto ao Profº Lúcio Beltrão (Formado em Educação Física pela UPE/ESEF e Direito pela FMN).

5.O curso atendeu a suas expectativas?

Sim. Principalmente por me orgulhar de ser Graduada em Educação Física.

6.O que mudou na sua concepção sobre um profissional da área?

Em muitos a busca pelo respeito e valorização de sua profissão, para isto o maior investimento em seus estudos: especializações, mestrados e doutorados. É assim que se adquire respeito, é assim que se adquire valor, é assim que se respeita o ser humano que trabalhamos.

7.Foi difícil conseguir um emprego após o término do curso?

Não. No 3º período já estagiava com remuneração e a contratação só veio após a formação. Convites eram diversos e em diversificadas áreas, e digo: o Profissional em Educação Física só não será empregado se não levar sua profissão a sério, pois requer disciplina, respeito e lealdade para com a mesma.
Estudem e invistam!

8.No final do curso, o que mais a preocupava?

Nada. Quando se ama e se tem orgulho do que faz não há preocupação. Aprendi na disciplina de  Planejamento e Gestão de Eventos em Educação Física e Esporte ministrada na época pelo Profº Dr. Vilde Menezes, ser gestora da minha própria vida, o mesmo dizia: "para quem não sabe onde ir e o que fazer, qualquer vento é favorável", e partir daí então nunca deixei nenhum vento me guiar, sei exatamente onde ir e onde pretendo chegar, para isto busco esclarecimento.

9.Arrependeu-se da escolha do curso/pensou em desistir do curso?

Nunca. Pensei em cursá-lo novamente! E quantas vezes for necessário. kkk!

10.Você acha que o curso não é valorizado?

Sim. Mas alguns paradigmas já foram quebrados, prova disto é o crescimento de nossa profissão em nosso país por exemplo, o ser social já tem consciência da importância da mesma em suas vidas. Penso também que o valor vem da ação de cada Profissional em Educação Física ou Educador Físico. Devemos o esclarecimento ético do seu verdadeiro funcionamento e o dever para com a sociedade.

11.O que você diria a quem está pensando em prestar vestibular para Educação física?

Que não pense, preste! Assim, sejas um(a) grande gestor(a) de sua vida. Não existem arrependimentos e sim escolhas não concretizadas. Não tenham medo da escolha, ela é amadurecimento é vida, escolha sempre, só nunca deixe de tentar. Enfim, para quem quer sorrir e fazer sorrir, para quem quer ser feliz e fazer feliz, seja um Profissional em Educação Física ou Educador Físico.

12.No seu emprego, o que você faz?

Ministro aulas de Karate (alto rendimento) e recreação.

13.O que mais te marcou neste período de trabalho na área de Educação Física?

O carinho e o respeito dos meus alunos(as). Que me ensinam a ser mais altruísta e resiliente.
E a eterna aprendizagem em entender o verdadeiro significado de cada ser humano.

14.UMA DEFINIÇÃO PARA O PROFISSIONAL E A ARÉA DE EDUCAÇÃO FISICA?

Profissional é ser ético, ousado e excelente.  
Educação Física, profissão eloquente e sapiente que através de um excelente profissional  e gestor, trilhará e concretizará belos e importantes caminhos de valores.

15.Comentários extras: 

Jamais esqueçam dos mestres(as) que proporcionaram tua formação. A eles(as) devemos o respeito e a ética do eterno aprendizado. Então, aqui ficam meus eternos agradecimentos aos sapiente e eloquentes professores(as). Na minha vida só me curvo a três pessoas: 1º - DEUS, 2º - meus pais e 3º - professores(as), obrigada!
     
 Vanessa Araújo
      Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5451760307547114
      Blog:
http://www.jornalvacesportivoon-line.blogspot.com/
      E-mail: nessiwill@hotmail.com
 
 
      Obrigada Professora Vanessa, pela seriedade e competência perante a nossa profissão, e por contribuir com essa postagem!!!Sucesso!